Governo pagou 126 mil, enquanto por 37,5 mil prefeitura recebeu respiradores nacionais que funcionam
Por Diógenes Brandão
Segundo o depoimento à polícia do empresário André Felipe de Oliveira, preso e acusado de envolvimento em um esquema criminoso, que lucrava com a desgraça alheia em plena epidemia, na compra e venda de ventiladores pulmonares, Helder Barbalho negociou pelo Whatsapp e o governo do Pará pagou 50% do contrato, mas não recebeu, 400 respiradores de uma indústria chinesa, cada um custando R$ 126.000,00 reais. A encomenda foi de 400 unidades, o que totalizaria mais de R$ 50.000,000,00 milhões de reais.
Depois de um mês de espera, muitas promessas e propaganda diária destes ventiladores e demais equipamentos auxiliares, que em funcionamento serviriam para salvar parte das mais de 1000 vidas perdidas pela falta de UTIs nos hospitais do estado, o governo finalmente recebeu a encomenda, mas menos um terço do contratado, 152 unidades, das 400 compradas.
Dias depois, ao ser indagado por alguns veículos de imprensa, inclusive este blog, a SESPA informou que os respiradores estavam em pleno funcionamento, inclusive postando fotos deles ligados.
![]() |
"Respiradores comprados na China, pelo Governo do Pará, em pleno funcionamento no Hospital de Campanha do Hangar", dizia o tweet da conta oficial da Sespa no Twitter. A publicação foi removida do site. Via Roma News. |
No entanto, toda mentira - que hoje chamam de Fake News - tem pernas curtas e o que vimos logo em seguida foi a inevitável confissão por parte do governo do Pará, de que nenhum dos 152 equipamentos comprados da China funcionou e empresários envolvidos nesta e em outras negociatas, com o Pará e outros governos estão sendo presos.
BRASILEIRO, MAIS BARATO E FUNCIONANDO
De Santa Cecília, município de Santa Catarina, recebemos o vídeo onde mostra que diferente dos 126.000,00 reais pagos pelo governo paraense à empresa chinesa por cada ventilador, a prefeitura municipal pagou e recebeu ventiladores com o custo individual de 37.500,00.
Comparando o valor pago pelo governo do Pará e o município catarinense, o dinheiro que saiu cofres públicos paraenses é de 88.500,00 a mais, por cada aparelho.
Levando em consideração as 400 unidades compradas pelo governo paraense, teríamos uma economia de 35 milhões e 400 mil reais, se Helder tivesse realizado a compra dos respiradores na mesma empresa que a prefeitura de Santa Cecília comprou os dela.
Levando em consideração as 400 unidades compradas pelo governo paraense, teríamos uma economia de 35 milhões e 400 mil reais, se Helder tivesse realizado a compra dos respiradores na mesma empresa que a prefeitura de Santa Cecília comprou os dela.
Comentários
Postar um comentário