AS FALAS DA PÓLIS: Blog se mantém entre os mais acessados, mesmo sem atualização


Por Diógenes Brandão

Mesmo estando sem seus equipamentos e aguardando uma decisão do STF em relação ao equívoco da justiça paraense em atender a determinação de censura aos seus veículos de imprensa, Diógenes Brandão comemora que seu blog, AS FALAS DA PÓLIS se mantém entre os mais acessados do Pará, ocupando a 13ª posição no ranking dos mais acessos no mês de Maio.

Criado no Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, o blog do Portal Amazon Live veio ao ar em 03 de Maio deste ano, 04 dias após a ação policial ordenada pelo juiz Heyder Tavares, atendendo os interesses do governador do Pará, Helder Barbalho, que denunciou este redator por calúnia e difamação e por isso, estranhamente, teve os seus equipamentos eletrônicos, de sua esposa, filha e irmão levados de dentro de suas casas, na manhã do dia 28 de Abril de 2020. O fato foi noticiado por vários veículos de imprensa do Pará e do Brasil e revelou a face autoritária da poderosa família Barbalho, que domina a política paraense e detém concessões de rádio e tv, além de um jornal e portal na internet.

Criado há 9 meses, o portal Amazon Live nasceu com o propósito de se destacar e fazer um jornalismo de forma independente, livre de amarras políticas, partidárias e econômicas, o que muitas vezes compromete a lisura e a qualidade das notícias e informações divulgadas pelos veículos de imprensa. 

Censurado por determinação judicial, o portal manteve-se entre os com maior audiência no estado do Pará, ocupando a 7ª posição do ranking do SIMILARWEB  no mês de Abril. Disputando com os grandes veículos de comunicação da Região Metropolitana de Belém, o portal está fora do ar e por isso esse mês não contabilizou visitantes, mas este blog mantém a marca ativa na internet. 

Mesmo estando desatualizado desde o momento em que teve seus equipamentos levados e até hoje não conseguiu recuperar a senha de acesso do seu email, que impossibilita de acessar o painel do blog AS FALAS DA PÓLIS e por isso ele não tem novas publicações desde o dia 27 de Abril, mas mesmo assim foi o 12º mais acessado, entre os grandes sites, portais e blogs existentes na Região Metropolitana de Belém.

Produzido mensalmente por André Mendes, gerente do portal Ver-O-Fato, do jornalista Carlos Mendes, que desde 2019 realiza a checagem dos sites, blogs e portais de notícias do Pará, a SIMILARWEB é tida como a plataforma mais confiável na aferição de audiência dos sites na internet ao redor de todo o mundo.

A matéria do Ranking SimilarWeb do mês de maio de 2020, trouxe a seguinte observação na edição deste mês: 

"Não podíamos deixar de comentar sobre o sites Amazon Live (amazonlive.com.br) e Pará Web News (parawebnews.com.br), que estão com seus domínios principais sob censura, prejudicando toda uma trajetória ascendente em todas as últimas edições deste ranking, estando entre os sites mais acessados do Pará. Os editores dos dois sites, não se deixaram intimidar e continuaram postando notícias, mas dessa vez em outros domínios, sendo o Amazon Live na url (blogamazonlive.blogspot.com) e o Pará Web News na url ( parawebnews.com ).  

O detalhe é que mesmo as novas url’s tendo sido criadas no mês de maio, com toda a dificuldade de divulgação de novo endereço eletrônico e indexação nos motores de busca da internet, o que levam algum tempo para ocorrer em novos endereços url, os dos sites já foram notados pela ferramenta do SimilarWeb. Nos próximos meses, certamente, os dois sites recuperarão suas posições de destaque no ranking.  Na Tabela de Classificação, pode-se filtrar os resultados para mostrar os resultados em uma região mais localizada do estado do Pará".



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tailândia: Macarrão lidera com ampla vantagem e seria reeleito se a eleição fosse hoje, aponta pesquisa

A polêmica sobre a suposta doação de recursos dos bancários do Pará à campanha de Haddad

Ministério Público Eleitoral impugna candidatura de Eduardo Pio X baseado na lei da Ficha Suja