Populares protestam contra Helder Barbalho e seus seguranças agridem jornalistas

Seguranças de Helder Barbalho empurram radialista após pergunta sobre a conclusão da obra do Hospital Regional de Itaituba, inaugurado nesta quinta-feira, 09. Foto: Bruno Oliveira

Por Diógenes Brandão

A truculência de seguranças do governador Helder Barbalho contra jornalistas em Itaituba, durante a inauguração do Hospital Regional no município repercute com força nas redes sociais, única plataforma de comunicação que o governante paraense não tem controle, já que a maioria das emissoras de rádio e TV, blogs e portais de notícias recebem verba publicitária e em contrapartida evitam noticiar problemas e denúncias contra a poderosa família Barbalho, que há mais de cinco décadas tem seus tentáculos nos espaços de poder.

A obra foi inaugurada com um poderoso esquema que pode ser considerado um estelionato do governo do Pará, envolto a inúmeros escândalos. Outdoors e faixas em frente ao redor do hospital diziam que a população agradece ao governador pela obra, mas as imagens mostram justamente o contrário. 

Veja trechos da matéria da TV Eldorado, afiliada Band em Itaituba:

“A gente sabe que todo rato corre para dentro do ninho, o Governador chegou como um rato e deu as costas para a população do Itaituba é vergonhoso para um Governador de Estado ser recebido desta forma que ele está sendo recebido aqui pelo povo do Itaituba, estamos aqui para mostrar que queremos o Hospital sim, mas que funcione 100% para salvar vidas das pessoas da região do tapajós Governador omisso que mente nas redes sociais dizendo que está inaugurando 100% o povo vai continuar aqui gritando por uma saúde de qualidade” Disse Patrick Sousa.

“Eu estou desesperada porque eu faço tratamento em Santarém, e o governador vem aqui enganar o povo mentir fazer propaganda enganosa é uma vergonha o povo de Itaituba ser representado por este homem que se diz Governador, nós estamos aqui reivindicando nossos direitos, eu tenho direito a uma saúde de qualidade eu pago meus impostos eu peço aqui ajuda ao Presidente da República Jair Bolsonaro, ajude o povo de Itaituba pelo amor de Deus” Relatou Alessandra aos prantos.


O radialista e apresentador Antônio Santana ao perguntar para o Governador do Estado do Pará sobre leitos, respiradores e outros equipamentos que foram emprestados para o município de Santarém teve sua pergunta ignorada por Helder e foi retirado por seguranças.

“Infelizmente temos a maioria da imprensa alienada somos alienados ao sistema porque fiz uma simples pergunto para o Governador sobre os Leitos e outros equipamentos o Governador não responde e os seguranças nos impede de fazer nosso trabalho, tentando nos calar de forma agressiva inclusive estávamos ao vivo no rádio e fomos tratados desta forma” Relatou Antônio Santana.

Outras pessoas que estavam na inauguração também mostraram a insatisfação inclusive o jovem sonhador que se acorrentado em forma de protesto irá passar 3 dias de greve de fome.



Do lado de fora do hospital, diversos manifestantes protestavam contra sua presença, já que tiveram familiares mortos pela falta de estrutura hospitalar e tratamentos da COVID-19. 


Assista:




"Só agora, o Hospital Regional de Itaituba foi inaugurado, o que deixou muitas mortes e revolta na região do Tapajós, esquecida pelo governador, que durante a campanha eleitoral de 2018, prometeu fazer mais pela população de todo o Pará", reclama uma fonte de Itaituba ouvida pelo blog e que nos enviou o vídeo acima.

"O Proselitismo político de 5ª categoria na inauguração de uma obra maquiada, inconclusa de um prédio mal equipado e que com apenas 30% concluído", relata um jornalista paraense ouvido pelo blog e que nos enviou o print abaixo. 




"Tudo para contornar a vedação da Lei Eleitoral. Na foto, o chefe da quadrilha de desvio de recursos federais da Merenda Escolar no Pará, o vice-governador Lúcio Vale", arremata a fonte.

VIOLÊNCIA CONTRA JORNALISTAS

O vídeo abaixo mostra que o radialista Antônio Santana, diretor da rádio Alternativa FM 104,9, apenas fez uma pergunta para o governador e foi prontamente agredido, com empurrões, por dois seguranças de Helder Barbalho, em um grave atentado contra a liberdade de imprensa. Outro jornalista que sofreu um ataque ao tentar fazer seu trabalho foi Ramilso Santos, repórter da TV Eldorado, afiliada Band em Itaituba, que revelou ao blog ter sido agredido por um assessor do prefeito de Itaituba, conhecido como Alex Teka.

Em seu perfil no Facebook, o jornalista escreveu:

A violência contra Jornalistas, é também uma violência contra o direito da população de saber a verdade. #vergonhaalheia
Veja o vídeo:




"Qual o risco que o governador estava sofrendo para justificar o emprego dessa força absurda e desnecessária dos seus seguranças?", pergunta um jornalista. 

Tal atitude da segurança pessoal do governador Helder Barbalho (MDB) e do assessor do prefeito Valmir Climaco (MDB) será denunciada na delegacia local, ao Ministério Público do Estado e à FENAJ, já que entre os agredidos havia um jornalista filiado à entidade nacional da categoria. Até o fechamento desta matéria, o SINJOR-PA, a exemplo de outros ataques sofridos contra profissionais da comunicação, não se manifestou.


Seguranças de Helder Barbalho empurram radialista após pergunta sobre a conclusão da obra do Hospital Regional de Itaituba, inaugurado nesta quinta-feira, 09. De camisa branca e máscara preta, o assessor do prefeito Valmir Climaco, conhecido como Alex Teca, logo após tentar agredir e retirar o microfone das mãos do jornalista Ramilso Santos, que fará a denúncia contra os agressores à Polícia Civil, Ministério Público Estadual e à Federação Nacional dos Jornalistas. Foto: Bruno Oliveira

A Associação dos Profissionais de Imprensa de Itaituba lançou a seguinte nota onde repudia as agressões e a tentativa de impedir o trabalho e a liberdade de imprensa dos agredidos. Leia:

O fato tem feito com que Helder  venha recebendo muitas críticas de internautas e ajuda a piorar a imagem do governador, que já foi vaiado ao chegar de surpresa no Hospital Regional de Tucuruí, há pouco mais de um mês. Leia em: Helder Barbalho é vaiado por profissionais de saúde em Hospital de Tucuruí



Além disso, populares fecharam uma avenida de Belém e protestaram contra uma comitiva do governador que visitava o início de obras consideradas eleitoreiras na periferia da capital, Belém. No mesmo dia, na frente de vários supermercados foram realizados protestos por pais e responsáveis por alunos, contra a rejeição do cartão que deveria garantir os alimentos da merenda escolar de milhares de estudantes paraenses. 




Leia também: 

MP acusa equipe de Helder Barbalho de montar esquema criminoso para desviar verbas públicas

URGENTE: População hostiliza Helder Barbalho em visita à periferia de Belém

A confusão da lei da censura estadual

Operação Fake: A lei da censura que Helder sancinou e desancionou ilegalmente

URGENTE: Ministério Público Eleitoral pede a cassação de Helder Barbalho e Lúcio Vale

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tailândia: Macarrão lidera com ampla vantagem e seria reeleito se a eleição fosse hoje, aponta pesquisa

A polêmica sobre a suposta doação de recursos dos bancários do Pará à campanha de Haddad

Ministério Público Eleitoral impugna candidatura de Eduardo Pio X baseado na lei da Ficha Suja